quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pag 7 Irauçuba : Sua História , Geografia e Economia


História
O Povoado que deu origem ao atual Município de Irauçuba se chamou "Cacimba do Meio" até 1899. Nesse ano, um movimento popular comandado pelo Desembargador Álvaro de Alencar, Juiz de Itapajé, mudou a antiga denominação para a atual, que na língua indígena significa "mel de abelha" ou "amizade".

Com a publicação do Decreto Nº 271, de 29 de maio de 1934, de 29 de a povoação foi elevada à categoria de distrito de Itapajé e à de município, com a denominação atual, pela Lei nº 3.598, de 20 de maio de 1957.

Em termos de projeção eclesial, tem-se na primitiva capela e consequentemente Freguesia, a transformação em Paróquia cuja subordinação vincula-se ao Bispado de Itapipoca. A instituição da Paróquia, da qual se tem como padroeiro São Luiz de Gonzaga, em como referência o ano de 1961.



Geografia

Relevo e Solos
Acidentes Geográficos: Serra do Missi, Manoel Dias e Santa Luzia


Hidrografia e recursos hídricos
Rios Aracatiaçu, Caxitoré, Riachos Arocira, Gabriel e Cachoeira, Açude Nogueira Ramos e do Cairu,


Clima
Tropical semi-árido[5], apresentando uma das menores pluviometrias médias do estado.


Divisões Administrativas
Distritos: Boa Vista do Caxitoré, Juá, Missi e Coité



Divisões Administrativas
Distritos: Boa Vista do Caxitoré, Juá, Missi e coité


Economia
Atividades econômicas: Agricultura, pecuária de subsistência, com a criação de gado leiteiro, suínos, caprinos e ovinos. Também há um forte comércio de artesanato(cama, mesa etc .)

Um comentário:


  1. olá, estivemos em Irauçuba e subimos algumas das formações rochosas. Queremos voltar de novo, mas ficar em Irauçuba mesmo, pode nos informar se exite pousada ou hotel? Por favor, se puder me ajudar, agradeço demais.

    ResponderExcluir